POR QUE "O ANGLICANO"?



O nome "O Anglicano" faz referência a meu pertencimento denominacional enquanto cristão. O artigo definido antes da "especificação denominacional" é somente uma forma de distinguir este blogueiro que vos fala dentre outros tantos que trabalham com as mesmas temáticas e que se identificam por aí como presbiterianos, batistas, assembleianos, agnósticos, teístas, ateus, entre outras. Ou seja, esse blog aqui é d'"O anglicano".

São reflexões de um simples cristão que se identificou com a espiritualidade anglicana e há uns 6 anos e vem caminhando na vida cristã junto com sua esposa e seus amigos em uma comunidade anglicana da Diocese do Recife em Belo Horizonte, inicialmente pastoreados pelo Reverendo Haroldo Mendes e agora à frente de um novo projeto, a Comunidade  Anglicana Âncora, em BH - uma continuação do maravilhoso trabalho que já vem sendo desenvolvido em Vitória-ES, pastoreados pelo Rev. Eric Rodrigues, da mesma diocese.

Não escondo a ambição e a tentativa de usar nomes mais genéricos como "Simplesmente Cristão", "Surpreendido pela Alegria" ou pela Esperança, entre outras coisas. No entanto, podemos tentar generalizar e simplificar ao máximo a nossa fé que ainda assim carregaremos com a gente nossa identidade, formada ao longo de nossa vida e isso permeia tudo o que dizemos e fazemos. É muito mais honesto eu me posicionar discursivamente (ou seja, dizer "de onde" é que estou falando, a partir de que pontos de vista) do que falar a partir de um generalismo uniformizante "em nome" do cristianismo ou da fé cristã em geral.


Enfim, é isso que procuro fazer aqui e por isso deixo bem claro "de onde" estou falando, ou seja, a partir de uma visão protestante, mais especificamente reformada, permeada pela cultura batista renovada e também pelo anglicanismo.

0 comentários: